. ACENDA UMA VELA ANO 5 ||DEMOCRATIZE O CINEMA BRASILEIRO. FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS || PELOS DIREITOS DO PÚBLICO. NÓS SOMOS O PÚBLICO. realização: IDEÁRIO . patrocínio: MINISTÉRIO DA CULTURA (MinC) - FNC/Secretaria do Audiovisual E PRÊMIO ARETÉ - PROGRAMA CULTURA VIVA/Secretaria de Cidadania Cultural. parceria: PROGRAMADORA BRASIL e ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO . apoio: CINE + CULTURA, ALGÁS e RÁDIO EDUCATIVA / INSTITUTO ZUMBI DOS PALMARES

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

E as velas continuam. Cinema na capital e no Litoral Sul

[ACENDA UMA VELA, 3ª EDIÇÃO

Após passar pelas praias de Barra Grande, Centro, Peroba e São Bento em Maragogi, litoral norte de Alagoas, o projeto seguiu para o litoral Sul do Estado na sua segunda fase, durante o mês de fevereiro. Passou pelo bairro de Fernão Velho em Maceió e partiu em seguida para as exibições na beira do Rio São Francisco em Penedo, praia do Peba e beira do Rio Penedinho, em Piaçabuçu.


O documentário em 16mm do cineasta alagoano Celso Brandão também foi destaque no 5º dia da mostra itinerante, 16 de fevereiro, no bairro periférico de Fernão Velho, em Maceió. O filme Memória e vida do trabalho, produzido em 1984, foi o ponto mais alto do evento, pois trouxe para a vela as mudanças ocorridas em Fernão Velho, Saúde e Rio Largo há mais de 20 anos atrás, quando ainda eram vilas operárias que começavam a se transformar em bairros.


Antes do filme, o público muito calado, inquietava o curador do projeto, Hermano Figueiredo. Porém, foi só o documentário de Celso começar que muitos moradores mais antigos passaram a apontar eufóricos para a vela, pois se reconheceram nas imagens ou relembraram amigos e lugares que já não existem em Fernão atualmente.


Hermano Figueiredo, curador do projeto, e o seu cinema
de película na praça de Fernão Velho
[Foto: Nataska Conrado]


Memória e vida do trabalho (1984) foi exibido em 16mm sob
aplausos e com a presença do diretor Celso Brandão
[foto: Nataska Conrado]

Penedo, cidade mais antiga de Alagoas e famosa nacionalmente pelo extinto Festival do Cinema Brasileiro de Penedo (1975-1982), recebeu a vela do projeto no dia 21 de fevereiro. A exibição perto das balsas, na beira do rio São Francisco, atraiu o maior público da terceira edição: 350 pessoas ocuparam as cadeiras, o chão, as escadarias, barcos e o mirante do rio. Um pouco mais distantes da vela, havia famílias inteiras assistindo os filmes dentro dos automóveis estacionados.

A cidade histórica de Penedo, na beira do rio São Francisco,
foi o maior público da desta edição: 350 pessoas
[Foto: Nataska Conrado]

Canoa na água serve de assento para o cinema
no povoado de Penedinho, na beira do rio São Francisco
[Foto: Nataska Conrado]


A sessão em Penedo se estendeu um pouco mais e Hermano exibiu filmes que ainda não tinham participado dos outros eventos da edição, como os curtas A matadeira e Ilha das Flores, de Jorge Furtado (RS), o desenho animado Novela, de Otto Guerra (RS), e O Último Raio de Sol, com o ator Zé Dummond e direção de Bruno Torres (DF).

Nenhum comentário: