. ACENDA UMA VELA ANO 5 ||DEMOCRATIZE O CINEMA BRASILEIRO. FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS || PELOS DIREITOS DO PÚBLICO. NÓS SOMOS O PÚBLICO. realização: IDEÁRIO . patrocínio: MINISTÉRIO DA CULTURA (MinC) - FNC/Secretaria do Audiovisual E PRÊMIO ARETÉ - PROGRAMA CULTURA VIVA/Secretaria de Cidadania Cultural. parceria: PROGRAMADORA BRASIL e ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO . apoio: CINE + CULTURA, ALGÁS e RÁDIO EDUCATIVA / INSTITUTO ZUMBI DOS PALMARES

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Lendas brasileiras, pipoca e muitas histórias numa vela em miniatura

[ACENDA UMA VELA, 3ª EDIÇÃO

No dia 19 de janeiro, na bucólica praia de São Bento, em Maragogi, o projeto Acenda uma Vela realizou pela primeira vez uma mostra exclusiva de filmes infanto-juvenis. Através da parceria com a Empresa Municipal de Multimeios do Rio de Janeiro, a MULTIRIO, que cedeu a série animada Juro que Vi sobre as lendas do folclore brasileiro, o ACENDA UMA VELINHA atraiu mais de 150 crianças do povoado e um grande número de adolescentes e adultos curiosos com as histórias de O curupira (2003), O boto (2005), Iara (2005) e Matinta Perera (2007).


Produzidos com técnica profissional de animação em 35 milímetros, os desenhos, com 10 minutos cada, foram realizados em parceria com alunos e professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. As histórias são contadas através do olhar das crianças, que entraram em contato com as lendas brasileiras sob orientação dos professores, reunindo-se depois em oficinas da MultiRio para recontá-las e ajudar na construção do roteiro.

O Curupira no Acenda uma Velinha em São Bento - Maragogi, AL
[Foto: Nataska Conrado]


As animações também possuem versões para TV e receberam importantes prêmios nacionais e internacionais, entre eles o de melhor animação no Anima Mundi para O Curupira e O Boto no ano em que concorreram e melhor animação no Festival de Cinema de Gramado para Matinta Perera.


Antes da exibição da série, os atores alagoanos Naeliton Santos e Márcia Mariah, do filme Desalmada e Atrevida, fizeram uma dinâmica de "contação" de histórias com o livro Histórias da Lia, da escritora alagoana Regina Célia Barbosa. Em seguida, pediram às crianças que contassem suas próprias histórias em voz alta. As crianças receberam pipocas no saquinho personalizado do projeto e muitos bombons ao final dos filmes.


A tela utilizada para a mostra infanto-juvenil foi a vela de jangada de Davisson, de 13 anos, filho de pescador em Maragogi. A equipe do Acenda uma Vela produziu um vídeo sobre o garoto em uma de suas saídas para o mar e o exibiu na noite do Acenda uma Velinha sobre sua "vela-mirim", utilizada por ele para pescaria somente nas férias escolares.

Por trás da vela translúcida, crianças coladas na tela assistem aos desenhos. Abaixo, saquinhos personalizados do projeto, utilizados como candeeiros, iluminam as areias de São Bento
[Foto: Nataska Conrado]

Nenhum comentário: