. ACENDA UMA VELA ANO 5 ||DEMOCRATIZE O CINEMA BRASILEIRO. FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS || PELOS DIREITOS DO PÚBLICO. NÓS SOMOS O PÚBLICO. realização: IDEÁRIO . patrocínio: MINISTÉRIO DA CULTURA (MinC) - FNC/Secretaria do Audiovisual E PRÊMIO ARETÉ - PROGRAMA CULTURA VIVA/Secretaria de Cidadania Cultural. parceria: PROGRAMADORA BRASIL e ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO . apoio: CINE + CULTURA, ALGÁS e RÁDIO EDUCATIVA / INSTITUTO ZUMBI DOS PALMARES

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Filmes de animação e documentários nas velas da 3ª edição

[ACENDA UMA VELA, 3ª EDIÇÃO

No verão de 2007/2008, o Acenda uma Vela chegou a sua 3ª edição e passou pelas cidades alagoanas de Maragogi, Penedo, Piaçabuçu e pela capital, Maceió, de janeiro até o início de março. Ao todo foram dez eventos, com uma média de público de 250 pessoas cada. As exibições gratuitas trouxeram curtas-metragens brasileiros dos mais diversos gêneros.


Pela ótima safra de animações brasileiras no último ano, o projeto exibiu muitas delas em sua programação, conquistando público das mais diferentes idades. O vencedor do Festival Anima Mundi de 2007, o 3D Até o Sol Raiá, de Fernando Jorge e Leanndro Amorim (PE), assim como Vida Maria, de Márcio Ramos (CE) e Historietas Assombradas (Para crianças mal criadas), de Vitor-Hugo Borges (SP), estiveram entre as animações que mais conquistaram os alagoanos.


Exibição de Historietas Assombradas no povoado
de Penedinho, AL : um dos maiores públicos infantis do projeto
[Foto: Lula Castello Branco]



Depois de vencer o Anima Mundi do Rio e de São Paulo,
Até o Sol Raiá foi um dos maiores destaques do projeto
[Foto: Nataska Conrado]

Apesar do sucesso dos filmes animados, o documentário Samba de Matuto, de Eliane Macedo (PE), foi lançado sob aplausos no segundo dia da mostra itinerante, 18 de janeiro, na Praia Central de Maragogi. Sob os olhos atentos de um grupo local de samba de matuto, o filme, premiado no último Festival de Vídeo do Recife (2007), fez um passeio através das várias vertentes e influências do samba brasileiro, viajando pelo Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, até chegar ao Samba de Matuto de Maragogi (AL).


"A iniciativa de produzir este trabalho partiu, especialmente, da vontade de realizar o registro iconográfico sobre o samba de matuto, manifestação praticamente em extinção, que sobrevive através da vontade e da luta de alguns apaixonados em manter as suas raízes culturais vivas, a exemplo Grupo do Mestre Camacho de Maragogi", afirmou Eliane.


Além do documentário e das animacões, o média-metragem de ficção alagoano Desalmada e Atrevida, do diretor Pedro da Rocha (AL), arrancou muitos risos e aplausos em todas as exibições do projeto. O filme faz uma incursão bem humorada pelo universo brega, com roteiro adaptado da história em quadrinhos Xôxo e a Radiola, de Gino, publicada na Gazeta de Alagoas na década de 90.

Exibição na praia de Garça Torta, litoral Norte/AL
[Foto: Nataska Conrado]

Nenhum comentário: