. ACENDA UMA VELA ANO 5 ||DEMOCRATIZE O CINEMA BRASILEIRO. FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS || PELOS DIREITOS DO PÚBLICO. NÓS SOMOS O PÚBLICO. realização: IDEÁRIO . patrocínio: MINISTÉRIO DA CULTURA (MinC) - FNC/Secretaria do Audiovisual E PRÊMIO ARETÉ - PROGRAMA CULTURA VIVA/Secretaria de Cidadania Cultural. parceria: PROGRAMADORA BRASIL e ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO . apoio: CINE + CULTURA, ALGÁS e RÁDIO EDUCATIVA / INSTITUTO ZUMBI DOS PALMARES

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Uma equipe de jovens cineclubistas


A sessão do Dique Estrada, no bairro maceioense Vergel do Lago, às margens da lagoa Mundaú, foi bastante peculiar, principalmente por dois motivos: iniciou a etapa voltada para Formação Cineclubista desta edição e foi organizada pelos jovens do Ponto de Cultura Ideário (PCI), que pela primeira vez experimentaram atuar como profissionais do projeto nas mais diversas funções. Durante a semana de 25 de março até 02 de abril, dia da exibição, os jovens passaram pelo LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DO ACENDA UMA VELA, dividido em duas partes ministradas por Nataska Conrado, Maria Claúdia e Graça Cavalcante.

Na primeira, mais teórica e reflexiva, foi apresentada a proposta de união do Acenda uma Vela com o Ponto de Cultura, histórico e objetivos de democratização audiovisual do projeto, estruturação e divulgação, equipe, funções, atribuições, culminando com um ensaio prático da sessão programada para o Vergel. Nele, os 12 jovens organizaram uma sessão de cinema na comunidade periférica Novo Horizonte, no bairro de Cruz das almas, onde tiveram a chance de experimentar e analisar as dificuldades do processo.

Na segunda etapa, mais laboratorial, os jovens se dividiram em equipes espelhadas nas funções exercidas pela equipe original do AUV4: curadores, produtores e assistentes, fotógrafos, cinegrafista e apresentadora começaram a cumprir suas agendas de atividades para a realização do evento programado para o Dique Estrada no dia 02. A equipe original do Acenda uma Vela ficou responsável pela divulgação nos meios de comunicação e providências relacionadas à transporte e alimentação, além de acompanhar o desempenho e auxiliar os diferentes grupos de produção.

As atividades foram divididas voluntariamente entre os jovens, compondo a equipe abaixo. A equipe original do projeto também fez o registro do evento em fotografia e vídeo.

PRÉ-PRODUÇÃO:
Produtores: Vanessa e Alverite Jr.
Assistentes de produção: José Pinto, Jaqueline, Ádria, Klérik
Curadores: Alisson, Geraldo, Shirley e Júnior

PRODUÇÃO:
Produção: Vanessa e Alverite Jr.
Apresentadora: Carla
Operador Técnico: Alisson
Fotógrafos: Jaqueline e Jandi
Cinegrafista: Ádria

Os jovens do PCI conseguiram organizar a sessão com sucesso e com poucos problemas de produção, o que os encheu de orgulho pelo bom trabalho realizado. Com o processo, eles puderam se aproximar e compreender na prática a importância da democratização do acesso à cultura e se sentiram mais seguros para propor ações semelhantes nas comunidades onde moram.


[GALERIA DE FOTOS :::


Sessão "teste" organizada pelos jovens do PCI
na comunidade Novo Horizonte, Cruz das Almas
[Foto: Nataska Conrado]

[Foto: Nataska Conrado]



[Foto: Nataska Conrado]



Nenhum comentário: