. ACENDA UMA VELA ANO 5 ||DEMOCRATIZE O CINEMA BRASILEIRO. FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS || PELOS DIREITOS DO PÚBLICO. NÓS SOMOS O PÚBLICO. realização: IDEÁRIO . patrocínio: MINISTÉRIO DA CULTURA (MinC) - FNC/Secretaria do Audiovisual E PRÊMIO ARETÉ - PROGRAMA CULTURA VIVA/Secretaria de Cidadania Cultural. parceria: PROGRAMADORA BRASIL e ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO . apoio: CINE + CULTURA, ALGÁS e RÁDIO EDUCATIVA / INSTITUTO ZUMBI DOS PALMARES

terça-feira, 9 de junho de 2009

Cineclubes na berlinda

Circuito em Construção e Acenda uma Vela promovem seminário para discutir a formação e a auto-sustentabilidade cineclubista em Alagoas


A Associação Cultural Tela Brasilis (RJ), em parceria com a Ideário, realizará em Alagoas o CIRCUITO EM CONSTRUÇÃO + ACENDA UMA VELA – SEMINÁRIO PARA A FORMAÇÃO E AUTO-SUSTENTABILIDADE CINECLUBISTA nos dias 15, 16 e 17 de junho, a partir das 14h, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas (IZP). O objetivo do evento é incentivar a formação e a manutenção de cineclubes, através da discussão de temas como leis de incentivo, direitos autorais, programação, distribuidores de conteúdo e formação de redes locais.

Durante o seminário, nomes importantes do cenário audiovisual nacional discutirão os eixos propostos com a intenção de fortalecer a atividade cineclubista no Estado, esclarecendo dúvidas e promovendo o debate com os participantes. Na programação, estão Eduardo Ades (Coordenador do Circuito em Construção e da Associação Cultural Tela Brasilis), Frederico Cardoso (Coordenador Executivo Cine Mais Cultura/MinC), Antonio Claudino de Jesus (Presidente do Conselho Nacional do Cineclubes), Hermano Figueiredo (Coordenador da Rede Olhar Brasil/MinC e idealizador do Acenda uma Vela), Pedro da Rocha (Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas de Alagoas) e Nataska Conrado (Tela Tudo Clube de Cinema/AL).

Dentro da programação do seminário, o Acenda uma Vela também realizará uma exibição de filmes em vela de jangada no dia 16, a partir das 20:30h, na praia de Garça Torta. O evento é gratuito e aberto ao público.

As inscrições para o CIRCUITO EM CONSTRUÇÃO são gratuitas e voltadas para cineclubistas, cinéfilos, estudantes, pontos de cultura, artistas, entre outros interessados em montar um cineclube. As vagas são limitadas à capacidade de lotação do espaço e para participar basta preencher a ficha de inscrição disponível para download no endereço http://www.acendaumavela.blogspot.com/ e enviá-la como anexo para o e-mail cineideario@gmail.com. Caso o número total de vagas não tenha sido preenchido até o dia 15, serão feitas inscrições no local, antes do início do seminário.

CIRCUITO EM CONSTRUÇÃO E ACENDA UMA VELA

O projeto CIRCUITO EM CONSTRUÇÃO tem o compromisso de desenvolver ambiente para que agentes de produção, distribuição e, sobretudo, exibição audiovisual, possam desempenhar suas atividades sob a lógica da Economia da Cultura, através do fortalecimento dos pontos de exibição já existentes e o estímulo à criação de outros, sob a lógica de uma rede multiplicadora. O projeto é realizado pela Associação Cultural Tela Brasilis (RJ), com patrocínio do Ministério da Cultura, e já passou por mais de 20 estados em todo Brasil.

O ACENDA UMA VELA é realizado pela ONG IDEÁRIO com o patrocínio do Ministério da Cultura (FNC) e proporciona lazer e debate sobre cinema para diversas localidades em Alagoas através da exibição de filmes em velas de jangada, além de estimular a formação cineclubista. Nesta 4ª edição/2009, já passou por Maragogi (Litoral Norte), Marechal Deodoro (beira da Lagoa Mundaú) e Maceió (capital).

Acender uma vela é uma atitude emblemática que chama a atenção para a necessidade de democratizar o audiovisual brasileiro. Os eventos do projeto são gratuitos e possuem um caráter político, poético e performático, sendo veículo para um cinema que fala da grande vida brasileira, que faz rir e chorar, distrai e faz pensar.

[DOWNLOADS:
Clique nos links abaixo para baixar.

. Programação do Seminário

. Ficha de Inscrição

Nenhum comentário: