. ACENDA UMA VELA ANO 5 ||DEMOCRATIZE O CINEMA BRASILEIRO. FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS || PELOS DIREITOS DO PÚBLICO. NÓS SOMOS O PÚBLICO. realização: IDEÁRIO . patrocínio: MINISTÉRIO DA CULTURA (MinC) - FNC/Secretaria do Audiovisual E PRÊMIO ARETÉ - PROGRAMA CULTURA VIVA/Secretaria de Cidadania Cultural. parceria: PROGRAMADORA BRASIL e ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO . apoio: CINE + CULTURA, ALGÁS e RÁDIO EDUCATIVA / INSTITUTO ZUMBI DOS PALMARES

terça-feira, 5 de maio de 2009

O Francês no escuro do cinema

[ACENDA UMA VELA, 4ª EDIÇÃO

::: Marechal Deodoro, Praia do Francês
Sábado, 14/03/09
Mostra geral


A van que nos levou à praia do Francês estacionou na rua atrás do local da exibição logo após o almoço. A tarde estava extremamente luminosa e ainda havia um número significativo de pessoas nas barracas por toda a extensão de areia.

O Francês é uma das praias turísticas mais conhecidas de Alagoas. Fica no município de Marechal Deodoro, algo próximo de 20 km da capital. É praia de areia branca e fina, daquelas que rangem no contato com os pés. Lugar de nativos, pescadores, naturebas, surfistas e turistas, há de tudo um pouco (e às vezes até em muito aos domingos).

Deixamos os equipamentos no nosso ponto de apoio, a barraca do Seu Zé Rosa. A equipe da Ong Salsa de Praia, que nos ajudou na pré-produção durante a semana, veio ao nosso encontro. Nos deram um filme sobre a pesca predatória para que fosse exibido durante à noite, porém, a mídia estava com defeito e não conseguimos reproduzir.

A equipe saiu para panfletar e balançar as bandeiras fosforescentes do projeto enquanto havia sol. Metade rodou pelas ruas de dentro chamando os moradores, outra parte correndo de mesa em mesa cada barraca. Às seis e meia, cinema na vela, curtas-metragens brasileiros de graça, é só chegar e assistir. Quase todas as pessoas se espantam com a idéia do filme na embarcação.

Escureceu e a jangada veio chegando pelo mar. O mastro teve que ser improvisado, pois era grande demais para o barco. As crianças logo cercaram a vela para assistir a raspagem do mastro com um facão de côco. A vela, menor do que de costume, foi costurada especialmente para o evento por um pescador de Marechal.

A barraca do Seu Rosa fica em cima de um banco de areia, cercado por grandes coqueiros próximos. A elevação se transformou numa espécie de segundo andar para a platéia, que bebericava enquanto assistia ao cinema por cima das pessoas sentadas na areia ou em cadeiras plásticas, deitadas em cangas, de pé ou encostadas em bicicletas.

A praia estava em escuro absoluto e só os filmes iluminavam os rostos de gente. Sobre a vela, havia uma concentração intrigante de estrelas exatamente em linha reta, como uma extensão da projeção no céu. Ao lado da tela, um cachorro branco feito leite se aconchegou na areia já escura pela noite. O público foi de umas 140 pessoas e podíamos perceber claramente os agrupamentos distintos de pescadores nativos, turistas, surfistas adolescentes e grupos de casais na terceira idade. Um grupo de jovens da cidade de Boca da Mata também veio especialmente para a sessão.

Na programação, a ÁRVORE DA MISÉRIA, O JUMENTO SANTO E A CIDADE QUE SE ACABOU ANTES DE COMEÇAR, SALIVA, ATÉ O SOL RAIÁ, ONDE A CORUJA DORME, VINIL VERDE, DESALMADA E ATREVIDA, PALÍNDROMO, VIDA MARIA, o videoclipe LELÊ e as animações da mostra francesa BERNI'S DOLL e EL DESAFIO A LA MUERTE garantiram a exibição até aproximadamente dez da noite.

Um argentino perguntou ao Seu Zé Rosa o porquê do nome da praia e ele respondeu que era qualquer coisa sobre franceses que levavam um pau do Brasil pelas águas. Ao fundo, a cidade de Maceió criava um rastro luminoso e indefinido que pulsava lentamente enquanto a sessão acontecia em silêncio e brisa agradável.


[ GALERIA DE FOTOS :::


Luz e sombra. Cinema estrelado na praia do Francês.
[Foto: Nataska Conrado]

O público e a poltrona de areia. Importante mesmo é ver cinema.
[Foto: Nataska Conrado]

A criação do mundo em O JUMENTO SANTO E A CIDADE QUE
SE ACABOU ANTES DE COMEÇAR
, de Leo D. e William Paiva (PE).
[Foto: Nataska Conrado]



Nenhum comentário: