. ACENDA UMA VELA ANO 5 ||DEMOCRATIZE O CINEMA BRASILEIRO. FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS || PELOS DIREITOS DO PÚBLICO. NÓS SOMOS O PÚBLICO. realização: IDEÁRIO . patrocínio: MINISTÉRIO DA CULTURA (MinC) - FNC/Secretaria do Audiovisual E PRÊMIO ARETÉ - PROGRAMA CULTURA VIVA/Secretaria de Cidadania Cultural. parceria: PROGRAMADORA BRASIL e ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO . apoio: CINE + CULTURA, ALGÁS e RÁDIO EDUCATIVA / INSTITUTO ZUMBI DOS PALMARES

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ACENDA UMA VELA COMEÇA NESTE SÁBADO!

A primeira sessão será na praia de Japaratinga, litoral Norte de Alagoas

Céu estrelado, brisa do Atlântico, calmaria do rio ou da lagoa e filmes para todos os tipos de público. Este é o clima do projeto de cinema itinerante ACENDA UMA VELA, que inicia sua 5ª edição neste sábado (20), na praia de JAPARATINGA (litoral norte), a partir das 18h, com a mostra infantil Acenda uma Velinha, seguida pela mostra geral de curtas-metragens. É cinema de graça na sua praia!

O ACENDA UMA VELA é realizado pela organização cultural IDEÁRIO com o patrocínio do MINISTÉRIO DA CULTURA (FNC) e proporciona lazer e debate sobre cinema para diversas localidades em Alagoas. Além de Japaratinga, a vela será acesa em Piranhas (região do baixo São Francisco), Marechal Deodoro (cidade histórica à beira da lagoa Mundaú), Jequiá da Praia (litoral sul) e Maceió (capital).

Acender uma vela é uma atitude emblemática que chama a atenção para a necessidade de gerar ACESSO ao audiovisual com base nos DIREITOS DO PÚBLICO. As sessões são gratuitas e possuem um caráter político, poético e performático, sendo veículo para um cinema que fala da grande vida brasileira, que faz rir e chorar, distrai e faz pensar.

::: OS FILMES

A curadoria da itinerância é composta por filmes de realizadores de diversas regiões do Brasil, com espaço para todas as vertentes e gêneros - filmes de iniciantes, experientes, premiados em festivais, pouco exibidos, antigos ou recém-lançados. A proposta é traçar um panorama da diversidade da produção brasileira para um público que em sua maioria nunca freqüentou uma sala de cinema ou assistiu um curta.

::: NOVIDADES DA 5ª EDIÇÃO - 2010

Nesta edição, o projeto passará por três localidades nunca visitadas pela vela: Piranhas, Jequiá da Praia e Japaratinga. Além dos filmes selecionados pelos curadores, videoclipes e o acervo da central de acesso ao cinema brasileiro, a Programadora Brasil, compõem as sessões gerais e o Acenda uma Velinha, que nesta edição será realizado em todos os eventos, sempre às 18h.

Pela primeira vez será entregue o troféu VENTO NORDESTE para o filme de melhor avaliação crítica cineclubista e o mais bem votado pelo público em toda a itinerância do projeto. A premiação será realizada na sessão de Maceió, última da temporada.

::: ACENDA UMA VELA 5ª EDIÇÃO | sessão JAPARATINGA

Quando: SÁBADO, 20 de FEVEREIRO, A PARTIR DAS 18h
Onde: Praia de JAPARATINGA, litoral norte, em frente ao restaurante Mama Pereira - Centro
Quanto: SESSÃO GRATUITA

Um comentário:

Tuto... disse...

Esse projeto é incrivel, parabens a toda equipe, o material tá muito bonito também... Desejo bons ventos pra essa turma que a chama nunca se apague...